Este espaço é parte integrante do conteúdo programático da disciplina Gestão da Informação. O grupo tem como objetivo trocar informações sobre a ferramenta EDI - Electronic Data Interchange (Intercâmbio Eletrônico de Dados). Aproveitem o espaço para comentar, sugerir e criar conhecimento.

sábado, 8 de novembro de 2008

Eletronic Data Interchange for Administration, Commerce and Transport, ou em Português, Intercâmbio Eletrônico de Dados para Administração, Comércio e Transporte.
É um padrão Internacional de EDI, desenvolvido pelas Nações Unidas para descrição textual de documentos visando o armazenamento e envio por meios eletrônicos.
Ele foi elaborado devido a globalização e o consequente relacionamento entre diferentes países e economia. Uma área onde o uso do EDI está sendo bastante explorado, é a área de Comércio Internacional. Pois as mercadorias chegam a seu destino antes dos documentos associados. A geração do documento, seu envio ao transportador e manuseio no porto de partida pode levar de 5 a 14 dias. Enquanto isso, uma mercadoria pode ser transportada para um porto em apenas um dia. Por outro lado, o envio de documentos para o exportador, do explorador para o seu Banco, desse para o Banco do importadora em seguida para o próprio importador, pode ser em até 21 dias. Enquanto isso, dependendo das distâncias ou rotas, o transporte do porto de origem para o de destino pode levar de 3 a 20 dias. Dessa forma, as mercadorias ficam armazenadas em vários pontos, às vezes expostas a riscos, até que seja providenciada sua liberação.
O uso EDI vem como solução, pois ao invés de se trocar um conjunto de papéis é realizada a troca de mensagens eletrônicas as quais são antecipadamente acordadas entre os parceiros comerciais e o EDIFACT vem para padronizar esses documentos comerciais e tornar possível uma troca a nível mundial com agilidade e clareza das informações.
Atualmente existem +- 200 mensagens padronizadas. Existem desde mensagens para implementar a compra de mercadorias, por exemplo, o Pedido de Compra, até mensagens para transmitir o prontuário médico de um paciente de um hospital para outro.

* Como exemplos podemos citar:

_ CUSDEC - Declaração alfandegária
_ NVOIC - Fatura
_ ORDERS - Pedido de Compra
_ PAXLST - Lista de Passageiros

* Fontes:
http://www.serpro.gov.br/imprensa/publicacoes/tematec/1995/ttec21
http://www.gs1brasil.org.br/main.jsp?

Nenhum comentário: