Este espaço é parte integrante do conteúdo programático da disciplina Gestão da Informação. O grupo tem como objetivo trocar informações sobre a ferramenta EDI - Electronic Data Interchange (Intercâmbio Eletrônico de Dados). Aproveitem o espaço para comentar, sugerir e criar conhecimento.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Edi Troca Eletronica De Dados

Slide Final da Apresentação sobre EDI - Intercâmbio Eletrônico de Dados.

5 comentários:

Marcel Moreno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcel Moreno disse...

Foi deixado bem claro na apresentação que o investimento inicial em um EDI é um pouco alto. Mas seu custo de manutenção é relativamente barato. Porem não seria necessario atualizações nos padrões da linguagem que o EDI utiliza, com o tempo essas linguagens podem evoluir trazendo custos ?

Diego Rodrigues disse...

Boa tarde, Marcel.

Vou tentar responder sua pergunta na visão genérica de um gestor.

No tocante à evolução do EDI, acredito mais na convergência de ferramentas para realizar transações, como hoje ocorre com o XML e o WEB-EDI, por exemplo. Estas convergências podem sinalizar uma nova padronização de mensagens EDI, mas infelizmente não podemos prever como e quando ocorrerá.

A evolução da ferramenta será incentivada pelos novos paradigmas que serão propostos às organizações, uma vez que o mercado e as suas necessidades reagem e modificam-se de acordo com o ambiente, de forma díspare em cenários semelhantes, para que suas atividades produtivas (o que faz a empresa "ganhar dinheiro") seejam mantidas.

Não vejo a evolução do EDI diretamente atrelada ao aumento de custos operacionais de TIC. A empresa que investe em uma tecnologia têm um dispêndio considerável no início por conta da preparação do ambiente (hard, soft, treinamento dos usuários, suporte, ...), mas ela só investe por ter feito um estudo de viabilidade do projeto anteriormente, numa tentativa de prever a quantidade de tempo de retorno do investimento e o lucro/economia obtido pelo projeto em um tempo pré-determinado. Ao invés de trazerem custos, podem trazer vantagens competitivas; ou podemos considerar que ela traga novos custos, em detrimento de uma maior margem de lucro que torne o projeto interessante.

Espero ter esclarecido este ponto. Caso ainda ocorram questionamentos, queiram fazê-los.

R/P disse...

Quais são os serviços mais famosos? Eu só conheço o do WalMart, o Mercador.

Alan disse...

Help,
Em pesquisas pela internet você pode econtrar diversos softwares que promovem trocas EDI. Entre eles o EDIVAN, EDI7TCP, o qWARE, e vários outros.