Este espaço é parte integrante do conteúdo programático da disciplina Gestão da Informação. O grupo tem como objetivo trocar informações sobre a ferramenta EDI - Electronic Data Interchange (Intercâmbio Eletrônico de Dados). Aproveitem o espaço para comentar, sugerir e criar conhecimento.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Apenas como pontapé inicial, lanço esse Post com os conceitos básicos de EDI retirados do Wikipédia. O texto é em inglês, e dá conceitos importantes, necessários ao entendimento do que vem a ser EDI.

http://en.wikipedia.org/wiki/Electronic_Data_Interchange

Seguem os tópicos do texto, com seus devidos resumos:

Conceitos
Eletronic Data Interchange (Troca Eletrônica de Dados) refere-se a uma transmissão estruturada de dados a partir de meios eletrônicos. Mais do que uma mera troca de e-mail, EDI refere-se a uma família de padrões que podem ser usados para criar interação entre organizações, a partir da utilização de computadores e dispensando a intervenção humana.

Padronizações
EDI é considerada como uma representação técnica de comunicação entre duas entidades. Os padrões EDI são criados para serem independentes de tecnologias utilizadas.

Especificações
Organizações que trocam informações são chamadas de “companheiros de negócio”, na terminologia EDI. Os parceiros de negócio organizam acordos sobre como e quais informações serão transmitidas. As organizações criam suas “linhas guia” que espelham seus processos de negócio afim de estabelecer troca de dados e constantemente modificam suas práticas EDI, criando diversos padrões que permitam atender as necessidades de seus companheiros de negócio.

Transmissão
Companheiros de negócio estão livres para usar qualquer método de transmissão de documentos. Atualmente se usam vários protocolos de internet para estabelecer a comunicação, e utiliza-se uma VAN (Rede de Valor Adicionado) para transmissão.

Interpretando Dados
Junto com as informações trocadas pelo EDI, deve haver algo que valide a origem dos dados recebidos, dando a certeza que foi enviada pelo seu companheiro de negócio correto. Dessa forma, deve haver um software de tradução EDI, que tranforme os dados de origem em dados legíveis no destino.

Vantagens de se usar EDI ao invés dos velhos papéis
O uso de EDI economiza gastos através da disponibilização de informações, as quais no modelo burocrático dos papéis necessitaria de muito esforço em termos de material e força de trabalho. Dessa forma, a organização consegue guardar ou manipular dados eletronicamente, sem a necessidade de intervenção humana. EDI ainda diminui a propensão a erros, por replicar informações que no modelo dos papéis necessitaria de redigitações, o que deixa as informações propensas a erros.

Barreiras de Implentação
Uma das mais significantes barreiras é a mudança nos processos de negócio. Alguns processos de negócio construídos sobre o paradigma da tramitação burocrática de papéis podem não ser bons quando se passar para processos automatizados. Outra barreira é o custo inicial para possibilitar a adoção do EDI.


Até a próxima pessoal. :)

Um comentário:

Letícia disse...

Ainda no clima de pontapé inicial, acho importante comentar isso aqui. A escolha do tema foi um pouco turbulenta, pois algumas pessoas
queriam um e outros queriam outro tema. Daí cada um defendeu seu ponto de vista e após isso fizemos eleição no grupo. Pelo que percebera, o EDI ganhou a "disputa". Mais porque falar isso aqui?
Eu fui uma pessoa contra o tema do EDI, pois não "conhecia" nada sobre o tema, então achei que sentiria dificuldades em interagir no blog. Mais meus amigos deram exemplos do uso do EDI no nosso dia-a-dia.
O exemplo que ele citaram foi do sistema de pesquisa de CEP dos correios em diversos sites(eles explicam melhor), o que caíria bem em um próximo tópico. Após isso "descobrir" que lido com EDI no meu dia-a-dia, em especial no meu trabalho.
Trabalho em uma empresa de soluções em informática médica e essa empresa disponibiliza um programa para gerar fatura eletrônica em XML (XML - Linguagem extensível de formatação - mais informações www.google.com). E esse arquivo xml é transmitido de uma organização para outra
através do uso de EDI (Como isso? Acompanhe o blog que saberás mais como funciona).
Agora vou estudar um pouco mais para postar um tópico falando sobre o EDI.

Obs.: Acabei descobrindo também que esse tema vai ser bem mais "fácil" de se trabalhar que o anterior escolhido!
É bom partilhar coisas como essas, para mostrar como as portas se abrem quando a arrogância se fecha.


= p