Este espaço é parte integrante do conteúdo programático da disciplina Gestão da Informação. O grupo tem como objetivo trocar informações sobre a ferramenta EDI - Electronic Data Interchange (Intercâmbio Eletrônico de Dados). Aproveitem o espaço para comentar, sugerir e criar conhecimento.

domingo, 26 de outubro de 2008

Caso - Utilização do EDI pelo SINDIPEÇAS

Com a missão de estabelecer procedimentos e padrões na aplicação da Tecnologia da Informação na cadeia automotiva de forma a reduzir custos e otimizar a comunicação entre parceiros, o SINDIPEÇAS junto com a ANFAVEA criou a Comissão de Normas e Padrões. As reuniões da comissão ocorrem mensalmente na sede da ANFAVEA com o objetivo de desenvolver e avaliar padrões. Envolvendo o EDI, a Web-EDI, o e-Business, Supply Chain, a logística, código de barras e troca de dados CAD/CAM. Também realizam eventos mensais para divulgação de novas tecnologias e serviços.
No cenário padrão para utilização deste documento, o cliente receberia uma cópia da NFe, Nota Fiscal Eletrônica, que foi aceita pela SEFAZ (Secretaria da Fazenda), em substituição ao aviso de embarque RND que atualmente é utilizado. O complemento de NF-e serve para ajustar dados previamente transmitidos na Nota Fiscal Eletrônica, que não sejam significativos para a SEFAZ ou ainda para complementá-la com informações logísticas.
Embora esteja vinculada aos propósitos da indústria automobilística também apóia as demais instituições no que se refere a tecnologia de EDI.

Essas e mais informações aqui: SINDIPEÇAS

Eles não só utilizam das ferramentas de EDI, como se aprofundam e criam comissões para debater sobre tecnologia e em conjunto aproveitar ao máximo das vantagens que ela oferece, além de apoiar outras instituições que lidam com essa tecnologia. A utilização do EDI e de outras ferramentas facilitam nos processos dessa empresa. Ela já descobriu as facilidades que o uso do EDI iria proporcionar, além da agilização dos processos, assim garantindo menos burocracia e mais lucratividade para as empresas afiliadas.

Nenhum comentário: