Este espaço é parte integrante do conteúdo programático da disciplina Gestão da Informação. O grupo tem como objetivo trocar informações sobre a ferramenta EDI - Electronic Data Interchange (Intercâmbio Eletrônico de Dados). Aproveitem o espaço para comentar, sugerir e criar conhecimento.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

eCommerce acoplado ao EDI

Olá novamente pessoal.

Desta vez estive pesquisando na internet e encontrei coisas interessantes no site do “GS1 Brasil”. Mas o que vem a ser o GS1? O GS1 é uma organização que define um conjunto de padrões que permite o gerenciamento eficiente de cadeias de abastecimento globais e multindustriais através da identificação inequívoca de produtos, unidades de despacho, ativos, localidades e serviços, facilitando o processo de comércio eletrônico incluindo completa rastreabilidade.
No Brasil, o GS1 é representado pela ABAC - Associação Brasileira de Automação Comercial – que começou a ser delineada em fevereiro de 1983, quando a SEI - Secretaria Especial de Informática - convocou empresas do comércio para elaborar um documento refletindo as necessidades do setor com relação à automação comercial.
No site, encontrei como destaque o seguinte Link - http://www.gs1brasil.org.br/main.jsp?lumChannelId=FF8080810CC51BE1010CD4AD83237A85 – que relaciona dois dos temas que o professor propôs para o trabalho: eCommerce e EDI.
O link dá ênfase a missão do GSI na integração de eCommerce e EDI, ou seja, na promoção e facilitação das comunicações eletrônicas de negócios entre organizações, viabilizando processos de integração colaborativa de modo eficiente e eficaz através de padrões globais.
Num segundo texto, há uma explanação do EDI parecida com a que coloquei no post anterior. A diferença é que o texto fala sobre os padrões XML e sobre o EDIFACT/EANCOM, que é um padrão internacional que foi adequado ao Brasil em 1993.
O EDIFACT veio primeiro e trata-se de uma linguagem de comunicação para implantação do EDI. O EANCOM é basicamente uma simplificação do EDIFACT. O principal objetivo do EANCOM desde cedo foi facilitar a utilização do EDIFACT, pois as mensagens EDIFACT são complexas e muito genéricas, levando comumente os usuários a interpretar mal os princípios e intenções originais dos seus projetistas.

Boa leitura e até a próxima pessoal. :)

Nenhum comentário: